Operação policial em Araruna e região desarticula associação criminosa armada
- 16/04/2024
Na manhã de hoje (16), uma grande operação foi deflagrada pela Polícia Civil de Ponta Grossa, com foco na cidade de Araruna e região, visando o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão relacionados a uma associação criminosa armada e casos de roubo.
A ação, que resultou na execução de 12 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão, foi desencadeada após representação do Ministério Público da Comarca de Castro, decorrente de investigações iniciadas no ano de 2021.
As investigações tiveram início após um roubo em uma fazenda na localidade de Tronco, município de Castro, onde se constatou a atuação do grupo em diversas regiões do Estado do Paraná. Os criminosos, utilizando-se de armas de fogo, perpetravam crimes com extrema violência, mantendo famílias inteiras e vigilantes como reféns por horas, em fazendas e empresas de grande porte.
O objetivo principal da associação criminosa era o roubo de defensivos agrícolas, fios de cobre e materiais de construção civil, resultando em prejuízos milionários para as vítimas ao longo do tempo.
Os mandados foram cumpridos não só em Araruna, mas também nos municípios de Cianorte, Indianópolis, Piraquara, Navegantes (SC) e Ponta Grossa, com o apoio das unidades locais da Polícia Civil, além da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão.
Cerca de 60 policiais civis, dos Estados do Paraná e Santa Catarina, participaram da operação, que foi realizada de forma simultânea em todos os locais mencionados. Nenhum preso teve o nome divulgado.