PM encerra evento por perturbação do sossego e apreende som em São Geraldo
- 07/01/2024
Na madrugada deste domingo (07), a Polícia Militar (PM) foi acionada diversas vezes para conter uma perturbação do sossego em uma chácara localizada no distrito de São Geraldo, município de Araruna. O evento, que ocorria em uma propriedade alugada para uma festa de aniversário, envolveu uma grande concentração de pessoas, música alta, bebedeira, gritaria e algazarra, segundo a PM.
A situação chamou a atenção do Destacamento Policial de Araruna e da Central de Operações do 11° BPM, levando a equipe a agir de acordo com os procedimentos operacionais padrões. A polícia respondeu a chamados anteriores, onde orientou o responsável a desligar o som, compromisso que não foi cumprido, resultando na constatação do crime de desobediência, conforme previsto no Art. 330 do Código Penal.
Ante o cenário de uma possível abordagem em um local com grande aglomeração, a equipe solicitou o apoio de equipes de R.P.A da cidade de Campo Mourão, bem como uma viatura da equipe ROTAM. As equipes se reuniram em um posto de combustível cerca de 400 metros do local do evento, onde já era possível ouvir claramente o alto volume do som.
Ao chegarem à chácara, a polícia solicitou a presença do organizador, que encerrou o evento na presença das autoridades. No local, constatou-se uma significativa aglomeração de pessoas, acompanhada de um sistema de som de alta potência.
Um jovem de 19 anos, identificado como responsável pelo evento, foi encaminhado, juntamente com parte do equipamento de som, uma mesa sonora Pioneer Rekord Box DJ, ao 11° B.P.M para os procedimentos cabíveis, incluindo a lavratura de Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP).
Vale ressaltar que uma pessoa que acionou a polícia manifestou o desejo de exercer seu direito de representação como vítima da situação. A proprietária da chácara, contatada por telefone, afirmou que a área de lazer foi alugada por seu filho para a festa de aniversário e que está em processo de aquisição do alvará de funcionamento junto à Prefeitura Municipal de Araruna. Não foram identificadas placas informativas no local sobre a quantidade de público, saídas de emergência ou equipamentos de emergência.