Evento marcou lançamento do Observatório Social em Araruna

  • 15/09/2021
  • 0 Comentário(s)

Evento marcou lançamento do Observatório Social em Araruna

Mais de 150 pessoas entre lideranças de entidades, associações, igrejas, escolas, empresas e comércio em geral participaram na noite desta terça-feira (14), do evento que marcou o lançamento do Observatório Social na cidade de Araruna. O evento coordenado pela comissão de criação do OS local, também contou com a presença de autoridades locais como prefeito e vereadores e também representantes do OS de Campo Mourão.

Na abertura do evento, a Coordenadora do Observatório de Campo Mourão Larissa Cristina Faria Jort, fez uma introdução sobre a importância do momento para a cidade de Araruna, ressaltando que o trabalho da rede de observatórios, tem como objetivo principal aproximar a população da gestão pública, de modo a exercerem de fato o controle social sobre as ações e gastos do executivo e legislativo local, garantindo assim uma gestão mais eficiente e com menos probabilidade de desvios e corrupção.

Na sequência a palestra de sensibilização a comunidade, foi proferida pela contabilista Mariza Pante Ferreira, atual presidente do Observatório Social de Campo Mourão. Durante sua fala, Mariza explanou como é o funcionamento dos observatórios, quais são as áreas de atuação, como deve ser a conduta dos voluntários que participam do OS local e exemplificou casos reais de economias milionárias, que foram conseguidas com a atuação direta dos Observatórios, que estão espalhados por mais de 150 cidades em 17 estados brasileiros.

Nestor Bisi, fundador do Observatório de Campo Mourão e ex-presidente da ACICAM, fez um breve relato de como foi o processo de criação da entidade, na época o segundo OS criado no país. “Sempre fui uma pessoa inquieta, pensando o que poderia fazer para colaborar com a nossa cidade, quando ouvi no rádio sobre a criação do Observatório Social de Maringá, enxerguei ali uma oportunidade de trazer o projeto para Campo Mourão e foi a melhor coisa que poderia ter feito. No começo foi difícil, mas passados mais de 10 anos da implantação do OS, conseguimos fazer muita coisa que contribuiu positivamente para a cidade e para a nossa população”, destacou Bisi.

O também contabilista Miguel Teodorovicz, encerrou a participação dos representantes do OS Campo Mourão, citando sobre sua ligação histórica com a cidade de Araruna e ressaltando a satisfação pelo passo importante que a cidade estava dando, para uma participação social mais efetiva junto a administração pública.

O coordenador da comissão de criação do Observatório Social em Araruna e vice presidente da ACIA, o empresário Vinicius Antunes Pereira, fez o encerramento do evento, agradecendo a todas as entidades, empresas e industrias da cidade que já aderiram como apoiadores ou mantenedores do futuro OS local. Vinicius também agradeceu a presença dos cidadãos ararunenses ao evento e deixou aberto o convite para todos que tiverem interesse, possam atuar como voluntários no Observatório e assim colaborar para um futuro melhor em Araruna.

A próxima etapa, será a Assembleia Geral de fundação do Observatório Social de Araruna, marcada para o próximo dia 05 de outubro. A partir daí, com a formalização da entidade, haverá o pedido de filiação ao Observatório Social do Brasil e o início prático dos trabalhos, através da capacitação de diretores e colaboradores, bem como a utilização das ferramentas e metodologia oferecida pelo OSB para execução das atividades do OS local. 

O ex-presidente da ACICAM Nestor Bisi fala durante o evento

A presidente do Observatório Social de Campo Mourão Mariza Pante Ferreira durante a palestra de sensibilização para a comunidade local

O coordenador da comissão de criação do Observatório Social de Araruna, Vinicius Antunes Pereira encerra os discursos da noite

Miguel Teodorovicz fundador do Observatório de Campo Mourão 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Volta bebê, volta neném

Dj Guuga, Dj Ivis

top2
2. Batom de cereja

Israel e Rodolffo

top3
3. Ficha limpa

Gusttavo Lima

top4
4. Baby me atende

Matheus Fernandes part. Dilsinho

top5
5. Troca

Jorge & Mateus

Anunciantes