Mortes por Covid-19 no Paraná caem pela metade em agosto, aponta levantamento
- 01/09/2021
As mortes por Covid-19, no Paraná, caíram pela metade em agosto, na comparação com o mês de julho, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No último mês, o estado registrou 2.238 óbitos, contra 4.505 de julho. As informações são do G1.
Agosto também foi o mês que registrou o menor número de novos casos da doença, em 2021. No total, 78.956 pacientes foram diagnosticados com o novo coronavírus, no mês.
Até agora, o Paraná soma o total de 1.451.343 diagnósticos e 37.282 mortes provocadas pela Covid-19. A secretaria informou que 93% dos infectados se recuperaram.
Em relação às mortes, agosto foi o segundo mês do ano com o menor número de registros, ficando atrás apenas de fevereiro, quando 1.628 pessoas morreram.
Já em relação aos diagnósticos, agosto foi o segundo mês seguido com queda no número de novos casos. Até agora, março foi o pior mês, com quase 200 mil diagnósticos de Covid-19, no Paraná.
Os dados disponibilizados pela Sesa são referentes ao dia de divulgação de casos e mortes. Nem sempre os números são da data em que o óbito ou o diagnóstico aconteceu de fato.
Vacinação
Especialistas na área da saúde dizem que o avanço da vacinação é responsável pela queda nas mortes, casos e internações provocadas pela Covid-19.
Até a manhã desta segunda-feira (1º), 7.720.772 paranaenses foram vacinados com ao menos uma dose do imunizante contra a doença. Além disso, 3,3 milhões concluíram o esquema vacinal.
O infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Júlio Croda disse que o avanço da variante delta pode impactar a atual desaceleração de casos e mortes pela doença.
"É uma corrida contra o tempo. A gente precisa vacinar, e principalmente com esquema completo, a maioria da população. A gente precisa ofertar a dose de reforço. Só assim, vamos ter aumento de casos, mas sem aumento de óbitos, quando a delta se tornar predominante", afirmou.
#Compartilhe